Image by FlamingText.com

Pesquisar sem sair do meu BLOG.

VISITAS AO BLOG

Facebook - O sotão da nossa vida

Cartão de Visita do Facebook

2 de mai. de 2008

A "Universidade da juventude" e os repetentes que ainda vão ás "aulas" da vida.


Foto tirada em 1975 no Café Transmontano em Cacia, durante uma "aula" de física sobre o tema, da gravidade .

Quando largamos um corpo perto da superfície da Terra, ele acelerará em direcção e perpendicularmente ao solo. Segundo a lenda, a inspiração de Newton para a postulação da sua segunda lei foi provocada pela observação da queda de uma simples maçã, enquanto ele meditava ou descansava, encostado a uma árvore. Como é que a maçã cai? Qual a lei que rege o seu movimento? Newton deduziu que uma única força está aplicada à maçã, força essa que se traduz por uma aceleração. De facto, se a maçã tiver uma massa m, a força nela aplicada será:
em que representámos essa aceleração por g, cujo significado é a aceleração da gravidade e cujo valor medido em laboratório é de, aproximadamente, 9,8 m.s-2. Para corpos em queda livre, esta aceleração é constante, isto é, qualquer que seja a massa do corpo, o seu movimento será uniformemente acelerado com aceleração da gravidade.
Essa força é designada por peso do corpo. Mas cuidado com as unidades! A força mede-se em Kg.m.s-2 que corresponde à unidade Newton (N). Assim, um corpo com 10 Kg de massa terá um peso de 98 N.

Como o copo não caíu, concluíu-se que o centro da gravidade manteve-se estável, ou seja, o centro de gravidade caía dentro da base de sustentação.

...da esquerda para a direita:João José,Jorge Afonso,João Afonso,e Joaquim Aguiar.

A dormitar...a D.ª Celeste, farta de tanta teoria cervejal!...

Nenhum comentário:

Sarrazola "A terra que me viu nascer".